terça-feira, 5 de outubro de 2010

100 anos de republica



é curioso ver políticos, comentadores políticos, jornalistas, populares, dizer que desde a implantação da republica portugal se tornou um país muito melhor! isto quer dizer que se a monarquia tivesse continuado portugal teria ficado "congelado" naquele momento difícil para todo o sempre? eu não sou monárquico mas considero estas afirmações absolutamente ridículas! como exemplo, um dos argumentos dos republicanos para quererem acabar com a monarquia era de que o rei esbanjava o dinheiro dos contribuintes, ao que eu pergunto: em que é que a republica mudou tal atitude?
este cartoon do início da primeira republica mostra bem que os problemas de então se mantêm vergonhosamente actuais e que o regicídio e consequente implantação da republica de nada valeram.
o que acabou por mudar já nos tempos da republica teria mudado de forma igual ou idêntica caso o sistema mornarquico se tivesse mantido. a suécia, como poderia mencionar a dinamarca, inglaterra, etc., à muito que vive numa monarquia e não me parece que tenha graves problemas económicos ou défice democrático! a maior parte das monarquias modernas são constitucionais e limitam bastante o poder do monarca. o poder executivo cabe ao parlamento, governo e em particular ao primeiro-ministro e é sobretudo a estes que temos de fazer sentir os nossos descontentamentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário