sexta-feira, 8 de abril de 2011

ironia da evolução


ontem troquei o carro que tinha à seis anos por um novinho em folha e como qualquer homem que se preze  não via a hora de lhe por as mãos em cima para mexer em tudo e mais alguma coisa e tentar descobrir como tudo funciona sem sequer olhar para o livro de instruções.....pois, pois, estava-se mesmo a ver!
o carro que tinha anteriormente era do tipo: ligar a ignição, por uma mudança e carregar na chapa.....básico! pois bem, os carros novos já não são assim! agora se quero por o carro a trabalhar tenho de por primeiro o cinto de segurança, senão o sacana não mexe as rodinhas!
mas isto não foi o que me levou a escrever este post.
conduzo, com carta :-), à 16 anos e sempre estacionei os carros que fui tendo da forma convencional, usando pontos de referência, e, modéstia à parte, de forma bastante desenvolta e confiante, sem nunca  ter batido em ninguém. 
com o carro novo e os seus sensores de estacionamento perdi num ápice toda a desenvoltura e confiança a estacionar. em vez de me concentrar naquilo que efectivamente é importante só consigo ter atenção aos grunhidos e ao monitor que identifica o sensor que grunhe com mais intensidade. entretanto ainda faltam 30 metros para bater mas já o estérico do sensor guincha como se lhe estivessem a cravar um ferro no coração!
eu que gosto de criar teorias da conspiração, acho que ao darmos capacidades às máquinas de fazer as coisas por nós vamos ao mesmo tempo perdendo essas faculdades adquiridas ao longo de anos.
hoje temos máquinas que fazem contas por nós, editores de texto que corrigem os nossos erros, temos todo o tipo de equipamentos que nos substituem nas mais variadíssimas tarefas e, a pouco e pouco, a importância do ser humano deixará de ser relevante e as máquinas com inteligência artificial reinarão.

isto pode parecer exagerado mas o facto é que a partir de hoje eu perdi um pouco do controle que tinha na máquina (ou pelo menos tenho de aceder a mais uma "vontade" para que possa por o carro a trabalhar), e rapidamente perderei a capacidade de estacionar fazendo uso apenas do meu cálculo mental!

1 comentário:

  1. lol lol lol é pa perderes as manias!!!! lol
    eu cá adoro os sensores de estacionamento da minha máquina! mas tb tenho noção q agora, se pegar num carro sem os benditos sensores, me espeto na primeira tentativa de estacionamento!!! lol
    essa do cinto de segurança é q eu n sabia! se a mãe reclama do meu carro q n pára de chear qdo ela n põe o cinto, vai "adorar" o teu!!! lol
    e agora para finalizar, o corrector ortográfico patrociando por sitiodadina: não é "estérico", mas "histérico". :)
    bj da m.m.n.p.

    ResponderEliminar