domingo, 10 de abril de 2011

voltar ao escudo

nos últimos dias temos assistido ao governo a "chutar p'ra canto" todos os pedidos de diálogo com a oposição no sentido de ser delinearem medidas consensuais e que garantam que o dinheiro que vamos receber de cada um dos estados membros seja bem direccionado.
estes pedidos de entendimento vêm essencialmente dos nossos futuros credores (membros da zona euro), porque têm de justificar perante o seu eleitorado a razão pela qual estão a dar dinheiro a uma gente que nunca se soube governar e que numa fase de particular dificuldade a classe política desse pais passa o dia nas televisões a gladiar-se com argumentos imaturos do género "tu tiveste mais culpa do que eu". não é  por isso de estranhar que já se comecem a ouvir vozes, nomeadamente na finlândia, no sentido de não emprestar dinheiro a portugal.
por outro lado, o governo e oposição sentem que podem esticar a corda porque caso não exista uma ajuda dos parceiros europeus, bce e fmi, portugal ver-se-á forçado a abandonar o euro e tal facto poderá originar um reacção em cadeia que em nada beneficiará a europa.
sou a favor do euro e de uma europa federal. no entanto, se a nossa permanência neste projecto deixar de ser viável será decisivo para o futuro do nosso país a forma como dele sairmos....!

Sem comentários:

Enviar um comentário